Os tubarões apresentam um dos sistemas imune mais eficiente do Reino Animal, um dos motivos é justamente por serem criaturas que habitam os oceanos a milhões de anos, desde a época dos dinossauros. Os anticorpos de tubarões são os menores entre os animais, cerca de dez vezes menores que os de humanos, talvez seja por essa característica que o sistema imune destes animais é tão eficiente no combate a infecções e vírus.
Pesquisadores da Universidade La Trobe em Melbourne na Austrália utilizaram os anticorpos de tubarões justamente por esses animais apresentarem um forte sistema imune e por raramente serem suscetíveis a infecções. Os pesquisadores conceguiram comprovar que os anticorpos de tubarões resistem a altas temperaturas e também as adversidades ambientais em relação ao pH, atuando tanto em ambientes alcalinos quanto ácidos. O que significa que esses anticorpos podem sobreviver em ambientes como o aparelho digestivo humano, podendo assim iniciar o desenvolvimento de tratamentos por via oral, com a utilização de pílulas.
O professor Mick Foley da Universidade La Trobe afirmou que as moléculas do sistema imune dos tubarões podem se associar as células cancerígenas, assim contendo sua disseminação. Atualmente já é comprovado que os anticorpos destes peixes de esqueleto cartilaginoso pode retardar a proliferação do câncer de mama. Contudo pesquisas continuam sendo realisadas para a possivel utilização destes anticorpos em outras doenças além do câncer, como a malária e artrite reumatóide.
Referências:
http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2008/10/081014_tubarao_cancer.shtml
http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2007/06/070616_cancertubaraoebc.shtml